Um projeto desenvolvido pela Penitenciária de Segurança Média II, busca a ressocialização e reinserção dos internos fazendo um trabalho diferenciado.
O objetivo desse projeto para a população carcerária é criar o hábito do trabalho; preparar a pessoa presa para trabalho livre; diminuir a ociosidade nas prisões; gerar renda para auxiliar no sustento de sua família e de pequenas despesas pessoais na prisão.
A CUFA-ES ampara esse projeto com o intuito de levar aos detentos a condição assegurada pela Constituição Federal da dignidade da pessoa humana, trazer de volta o respeito aos direitos e garantias fundamentais.
Assim, visa minimizar o sofrimento daqueles que estão privados de liberdade por terem descumprido normas, e criar nestes indivíduos auto-estima e uma nova forma de ver a vida. Fazer do tempo que o indivíduo passa na cadeia, um momento de reciclagem, de aprendizado, de mudança das crenças. Revelar que apesar das desigualdades, todos nós podemos ser cidadãos de bem. Tornar essa caminhada mais fácil e fazer perceber que é possível sair da prisão e retomar a vida normalmente, trabalhar, exercer suas novas aptidões.
A CUFA-ES tem como propósito a busca de uma sociedade justa e perfeita. Dessa forma, demonstra diariamente como estas atitudes são merecedoras de elogios.