domingo, 26 de maio de 2013

CUFA/ES REALIZA NO ESTADO PELA PRIMEIRA VEZ A JORNADA GONZAGUEANA.



JORNADA GONZAGUEANA
Vila Velha será a primeira cidade do estado do Espírito Santo a receber a exposição “Jornada Gonzagueana” com peças do acervo pessoal do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga.
O material inédito, que conta com peças como a indumentária típica nordestina, utilizada por “Mestre Lua” na apresentação ao papa João Paulo II no Maracanã em 1981, estará exposta de 27/05 a 07/06 de 10 às 22 horas na Praça de Eventos do Shopping Praia da Costa.
Além das peças, serão exibidos trechos de reportagem e documentários da vida de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, responsável pela disseminação do FORRÓ por todo Brasil.
Paralela à exposição serão ministradas palestras para os alunos da Rede Municipal de Ensino pelo Curador Sr. José Reginaldo Silva. Ele é presidente da “Fundação Vovô Januário” e responsável pelo acervo que originalmente fica exposto no Museu “AZA BRANCA” que foi criado pelo próprio Luiz Gonzaga, em Exú, Pernambuco.
E para ninguém ficar parado haverá shows na Praça de Alimentação com o Trio Mafuá dia 27/05 e Trio Nordestino no dia 06/06, sempre às 19:00h.
Outras escolas interessadas em agendar visitas monitoradas à exposição devem entrar em contato pelotelefone (27) 3327-9752 de 09 às 17 horas.

JORNADA GONZAGUEANA
Realização CUFA/ES 
Patrocinio  Prefeitura Municipal de Vila Velha, através das secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo
Patrocínio: Shopping Praia da Costa e Colora Comunicação Visual
Apoio: Kinoplex
Apoio Rede Gazeta de Comunicação.
 Produçào  Prospecta Comunicação e Evento.

Programação abaixo.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

CUFA/ES ASSINA TERMO PARCERIA COM O EJA ESTALEIRO JURONG ARACRUZ.

 PGI, (Plano de Gestão Integrada), da Orla Maritima de Fundão.


  Foto. Assinatura do Termo de Parceria Pres.Cufa/es Marcelo Gomes e a Coordenadora de Sustentabilidade  EJA. Aparecida Demoner.
       
        O edital integra ao PGI, (Plano de Gestão Integrada), da Orla Maritima  .

O Projeto Orla é uma ação conjunta do Ministério de Meio Ambiente - MMA, por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável - SEDRS, com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, no âmbito da Secretaria do Patrimônio da União - SPU.

No Estado do Espírito Santo o Projeto Orla é coordenado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA e pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo – SPU/ES, os quais contam com o apoio da Comissão Técnica Estadual - CTE do Projeto Orla.

Suas ações visam recuperar, proteger e valorizar o patrimônio coletivo, na aplicação de diretrizes gerais de disciplinamento do uso e ocupação dos espaços litorâneo e estuarino sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com articulação entre as três esferas de governo e sociedade, bem como o fortalecimento das suas capacidades de atuação, em busca da gestão integrada do espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira, a Orla Marítima.

Entre os objetivos estratégicos do Projeto Orla destaca-se ainda o desenvolvimento de mecanismos institucionais de mobilização social, para sua gestão integrada e o estímulo de atividades socioeconômica e culturais compatíveis com a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável da orla.
Para a implementação do Projeto Orla no município de Fundão, no que tange a elaboração do Plano de Gestão Integrada – PGI da Orla deste município, o estado contou com o apoio de Instrutora capacitada na metodologia do Projeto Orla.


A instrutora se integra neste esforço de indução da articulação e cooperação, contribuindo com o repasse e aplicação prática da metodologia nas oficinas de
 capacitação com orientações de planejamento dos cenários desejados e dos meios para implementar e monitorar o Plano, elaborado de forma participativa envolvendo representantes da sociedade civil e dos governos municipal, estadual e federal.


Ações do projeto,:

* Produzir uma cartilha ilustrada com todas as informações do PGI.
* Distribuição da cartilha a parti de dezembro e ao longo do Verão, em locais estratégicos de Praia Grande.
* Realização de ações e eventos para lançamento da cartilha, em parceria das associações de moradores, lideres comunitários, empresários, politicos e diversos formadores de opinião .
* Realização e promover oficinas educativas  com crianças e adolescentes, no município de Fundão, para serem multiplicadores do PGI (PGI, (Plano de Gestão Integrada).

O projeto PGI para todos tem como coordenação na base da CUFA Fundão/ES, a produtora e gestora de projetos Sonia Damasceno.

Em breve mais informações sobre o lançamento do projeto em Fundão.




CDC CENTRAL DAS COMUNIDADES