domingo, 1 de junho de 2008

FINALISTAS RUMO AO RIO DE JANEIRO BRASILEIRO DE BASQUETE DE RUA.


Eles brilharam no asfalto e ganharam o direito de pôr o pé na estrada. Apaches e The One, ambos de Vitória, foram os melhores times da Seletiva Capixaba de Basquete de Rua e vão representar o Estado na 6ª Estapa da Liga Brasileira, que acontece no próximo fim de semana, no Rio de Janeiro.

Foi uma manhã diferente no Horto de Maruípe, em Vitória. Logo cedo, muito rap, grafite e break para animar a galera. E quando a bola subiu, a irreverência entrou em quadra. Cestas acompanhadas da ginga dos jogadores.
Na final, o Apaches, de Goiabeiras, bateu o The One, da Praia do Canto, por 17 a 7. Como a equipe vencedora já havia garantido sua vaga para a Liga antes da etapa de ontem, foi a vice quem mais vibrou.

“Perdemos a final, mas o principal objetivo era a vaga para a Liga Brasileira. Vencemos o Esbarra (de Vila Velha) e o Extremo (da Serra), isso já valeu. O pessoal até me pediu para não exagerar no show, porque queríamos mesmo era vencer. Pode não ser profissional, mas é jogado a sério. Mal dormi na véspera, de tão ansioso”, explicou Mineiro, jogador do The One.

O time da Praia do Canto sofreu na final. Teve que disputar metade da decisão com apenas três jogadores, em vez de quatro, pois um deles teve um entorse no joelho. Como não tinham reservas, ficaram desfalcados e não foram páreo para a turma de Goiabeiras. No Rio, porém, dois outros jogadores devem se incorporar ao The One.
E para a Liga Brasileira, o vencedor Apaches é só confiança. “Temos experiência, pois jogamos uma vez lá no Rio de Janeiro. Serão times de vários Estados, mas podemos vencer. Alguns de nós jogaram em clubes, estamos confiantes”, disse William Gama.

Apesar de o basquete de rua beber na fonte das “peladas”, vários participantes da seletiva já passaram ou sonham ainda em se tornarem profissionais do basquete de quadra.

“Nem sempre é uma adaptação fácil, pela diferença técnica, mas acho possível. Cheguei a treinar na base do Cetaf no ano passado”, conta David Viana, que joga pelo Filhos da Rua, de São Mateus.

Liga Brasileira

10adversários pela frente

Apaches e The One vão encarar dez times no Rio de Janeiro. Só Espírito Santo e Minas Gerais têm duas vagas

Nenhum comentário:

CDC CENTRAL DAS COMUNIDADES