Oficineiro Wander (Cufa-ES) e as Adolescentes.
Uma nova oficina está literalmente movimentando as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Elas estão participando de aulas de Street Dance ou Dança de Rua no estilo Break, na Oficina de Hip-Hop.
As aulas foram iniciadas há aproximadamente um mês com o aprendizado dos movimentos e passos do ritmo Breack e de Dança de Rua. Nesta semana, as adolescentes começaram a montar e ensaiar uma coreografia para realizar apresentações.
De acordo com a gerente da Unidade, Izabel de Lurdes Lima, a idéia de ensaiar uma coreografia específica surgiu porque no ano passado as meninas foram convidadas a apresentar peças de teatro em eventos do Iases ou com participações do Instituto. “Neste ano elas poderão apresentar a coreografia que montaram na Oficina de Dança de Rua”, disse Izabel.
A Oficina de Hip-Hop é uma das atividades do Projeto Iluminar, desenvolvido em todas as Unidades administradas pelo Iases, em parceria com a Escelsa Energias do Brasil, Central Única das Favelas (Cufa) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Os meninos da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) e da Unidade de Internação Provisória (Unip), também participam das atividades da Oficina de Hip-Hop.
Segundo o coordenador da Oficina, Wander Brito, as atividades ligadas ao hip-hop se segmentam em quatro módulos: Grafite, Dj, Rap e Break. Os meninos estão participando das oficinas de Grafite, DJ e Rap, e as meninas do Break.
Wander, que também é o professor de Break, disse que a aula de Dança de Rua está sendo desenvolvida com as meninas porque elas têm mais interesse em montar coreografias. “Elas têm mais interesse em trabalhar coreografias. Geralmente eles gostam mais de fazer passos de chão, o que leva mais tempo para o aprendizado. Já com as meninas a gente consegue trabalhar os passos de Break e outros movimentos com o intuito de montar uma coreografia para uma apresentação, por exemplo”, disse o professor Wander.
Além de ensinar a dança no estilo Break para as meninas, durante as aulas o professor também trabalha atividades relacionadas à coordenação motora, postura, movimentos individuais e exercício físico como alongamentos. As aulas de Dança de Rua acontecem todas as terças-feiras pela manhã na UFI.
A Cufa -Central Única das Favelas- é uma organização sólida reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Criada da união de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro que buscavam espaço para expressar de todas as formas suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Dando continuidade ao projeto, o secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado, visitou a área reservada a...
-
CUFA-ES FIRMA PARCERIA COM A PREFEITURA DE VILA VELHA/ES E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE COBI PARA CRIAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA CUFA-ES Vila...
Nenhum comentário:
Postar um comentário