As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), encerraram nesta quinta-feira (12), as atividades na oficina de Cerâmica.O tema escolhido para as duas últimas aulas ocorridas na quarta (11) e quinta-feira (12) foram: esculturas femininas. Para a professora Cristina Oliveira a escolha das meninas em trabalhar esculturas de mulheres nas últimas aulas tornou a atividade ainda mais descontraída.“Sugeri trabalharmos nas últimas aulas duas peças que têm muito a cara da cerâmica: a escultura ou a produção de vaso. As meninas foram unânimes em escolher a escultura feminina. È interessante trabalhar esse tema com as adolescentes, pois construímos uma figura humana e formamos concepção de um olhar para o outro ou de um olhar para o espelho. Trabalhamos em grupo em uma única peça o que tornou esse nosso último contato ainda mais descontraído”, disse a professora.
Além da escultura de mulher, uma das meninas esculpiu dois coelhos, um maior e outro menor, e disse que irá presentear os familiares na Páscoa. E aluna ainda vai dar um colorido especial para as esculturas para tornar o presente ainda mais bonito. A oficina de Cerâmica fez parte das atividades do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Central Única das Favelas (Cufa/ES) e Escelsa Energias do Brasil. O projeto começou em dezembro de 2008.Durante a oficina as meninas aprenderam técnicas rústicas do trabalho com a cerâmica e segundo a professora, foram evoluíram a cada aula. As adolescentes iniciaram as aulas aprendendo a fazer vasos em miniaturas e depois passaram a trabalhar a técnica de moldes para produzir jogos de xícaras e pires para cafezinho.
“A atividade encantou as meninas. Algumas trabalharam pinturas de flores e trabalhos manuais nas xícaras. As peças ficaram muito delicadas”, disse a professora Cristina.Além de aprendizado, as atividades da oficina de Cerâmica também tiveram um momento voltado especialmente para cuidar da beleza. A professora Cristina levou para as meninas um tipo de argila branca utilizado por esteticistas para fazer limpeza de pele.“Percebi que as meninas são muito vaidosas e a máscara de argila é muito utilizada por alguns esteticistas para fazer limpeza de pele. A argila branca é muito usada como cosmético, pois refresca a pele e tira a oleosidade. As meninas fizeram as máscaras relaxantes e adoraram a novidade”, disse a professora.Na semana do Carnaval, as meninas também tiveram uma aula diferenciada na oficina. Elas produziram máscaras de Carnaval de cerâmica e as peças temáticas podem ser usadas como objetos de decoração. “A atividade com a temática do Carnaval foi muito interessante. Elas desenvolveram as técnicas da cerâmica para produzir máscaras no formato dos rostos”, disse a professora.Com o encerramento da oficina, algumas peças foram deixadas à disposição da Unidade e do Iases para serem expostas em feiras artesanais ou eventos com participação do Instituto. O valor arrecadado com a venda das peças será revestido para a compra de materiais para outras oficinas pedagógicas. As adolescentes também puderam ficar com algumas peças para presentear parentes.
Central Única das Favelas do Espirito santo.